Dicas

"Prezado cliente este link pretende lhe dar algumas sugestões para manter o seu veículo estável e seguro e principalmente mostrar a importância da manutenção preventiva, seguindo apenas alguns conselhos simples".

PNEUS
Os pneus são o único contato do seu veículo com o solo, além disso os freios param as rodas mas são os pneus que param o carro portanto o seu estado tem que ser sempre o melhor possível , são itens de segurança e sua boa manutenção é fundamental:

ALINHAMENTO
Faça o alinhamento de direção periodicamente pois os impactos em buracos ou obstáculos além do desgaste natural da suspensão fazem o veiculo perder o alinhamento e muitas vezes isso não é percebido pelo condutor que só se dá conta quando os pneus já estão desgastados precocemente ou de forma errada. o alinhamento deve ser feito nas seguintes condições: no maximo a cada 7.000 kms , sempre que fizer manutenção ou troca de qualquer componente da direção ou suspensão, quando houver impactos fortes em buracos ou obstaculos na pista e quando efetuar a troca de pneus.

BALANCEAMENTO
A cada 7.000 kms recomenda-se também o balanceamento das rodas , pois rodas desbalanceadas provocam vibração no veículo tirando o conforto dos ocupantes e comprometendo a duração das peças de suspensão e direção. faça sempre o balanceamento das quatro rodas .

RODÍZIO
O rodízio tem por finalidade promover o desgaste por igual dos quatro pneus aumentando sua durabilidade , se não houver rodízio os pneus que estão no eixo que traciona o veiculo, quase sempre o eixo dianteiro , tem o desgaste muito maior. deve ser feito tambem a cada 7.000 kms.

CALIBRAGEM
A calibragem é fundamental para o bom rendimento do pneu, um pneu descalibrado provoca perda na estabilidade, aumento no consumo de combustível, danos ao próprio pneu, calibre os pneus pelo menos a cada quinze dias ou mensalmente se utilizar calibragem com nitrogénio. caracteristicas da calibragem com nitrogenio - o nitrogenio é um gas isento de água isso o torna livre das variações de temperatura, isto é com o ar comum quando ocorre o aumento da temperatura do pneu aumenta também sua pressão e quando a temperatura baixa a pressão também baixa, com o nitrogénio isso não acontece, esquentando ou esfriando a calibragem se mantem sempre a mesma , outra característica como ele não tem água não evapora e demora muito mais a descalibrar aumentando o tempo entre as calibragens. Dica importante. se no seu veículo tiver dois pneus bons e dois já gastos coloque os gastos na dianteira e os bons na traseira isso retarda derrapagems mas o ideal mesmo são os quatro pneus bons.

SUSPENSÃO
Os componentes de suspensão também devem ter uma atenção especial já que são um dos itens mais afetados pelos impactos, nessa revisão de 7.000 kms devem ser examinados ponteiras, pivôs, buchas , balanças e com mais atenção os amortecedores e molas :

AMORTECEDORES
Os amortecedores são os responsáveis por manter o pneu em contato permanente contato com o solo, se ele estiver já sem ação o pneu "pula", "quica" ao passar por qualquer obstáculo por menor que seja, ele perde o contato com o solo e o veículo pode derrapar, sua substituição deve ocorrer se ele perder a ação, se apresentar vazamento de óleo e preventivamente a cada 60.000 kms.

MOLAS
As molas não podem apresentar nenhum tipo de trinca ou rachadura em sua estrutura e quando ela já se encontra com desgaste acentuado um elo já encosta no outro conhecido como "bater elo" nesse ponto ela deve ser substituida.

FREIOS
Os freios dependem sempre de uma inspeção visual para sua avaliação :

PASTILHAS
As pastilhas devem ser trocadas quando atingirem um desgaste que aproxime a sua parte metálica do disco de freio mas isso só pode ser detectado visualmente salvo em veículos que tem alarme com essa finalidade. uma pastilha gasta pode comprometer a frenagem e danifica o disco e sua duração pode variar de acordo com uma serie de fatores como por exemplo: veículos automáticos tem um desgaste maior da pastilha, veículos que rodam mais em estradas tem um desgaste menor, discos de freio com ranhuras aceleram o desgaste da pastilha e etc...

DISCOS DE FREIO
O disco de freio tem uma expessura minima e deve ser substituído quando atingir essa expessura ou quando apresentar ranhuras provocadas por pastilhas muito gastas, discos muito gastos podem empenar com facilidade e podem até quebrar numa freiada mais forte.

FLUÍDO DE FREIO
O fluído de freio deve ser substituido preventivamente uma vez por ano independente da kilometragem porque ele sofre contaminação tanto pela umidade do ar como pelas impurezas da tubulação. Dica importante: não se deve completar o fluído se ele estiver abaixo do nível ,isso pode ocorrer se a pastilha já estiver gasta e o nível voltará ao normal quando a pastilha for substituída ou pode haver vazamento no sistema o que deve ser corrigido imediatamente.
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SIP - Santa Isabel Pneus 2014
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